Igreja Matriz de Tábua

igreja-matriz
Tábua - Sarah Beirão

A igreja de Santa Maria é de construção relativamente recente: foi erguida no século XIX, para substituir uma estrutura anterior que ruiu (de origens remotas, possivelmente medievais). No exterior, o edifício mostra uma arquitetura despojada, com frontaria de empena recortada por quatro lanços côncavos e duas torres sineiras. A igreja era novíssima durante a juventude de Sarah Beirão e, no essencial, mantém-se igual a esse tempo. 

No interior, encontramos vários elementos interessantes e que justificam uma visita atenta.

De facto, logo à entrada, do lado esquerdo, encontra-se o batistério com uma interessante pia octogonal facetada. Nas capelas laterais da nave podemos ver retábulos de talha dos séculos XVII e XVIII. Note-se também a custódia de prata dourada da segunda metade do século XVI, e um cálice de prata, com haste em balaústre decorado por querubins.

De salientar ainda a presença castiçais em estanho, do século XVIII e uma casula em seda decorada a ouro, datada do século XVII. Mas talvez o maior destaque vá para duas raras esculturas em calcário do século XV: no retábulo colateral esquerdo, uma Virgem com o Menino (com cerca de um metro e meio de altura, apresenta o Menino no braço esquerdo com um pássaro na mão); na sacristia, um Santo André.