Via Romana da Pedra da Sé

vila-romana-da-pedra-da-se
Tábua - Sarah Beirão

Numa encosta sobranceira ao rio Mondego, perto do sítio da Pedra da Sé e junto à antiga estrada que liga Tábua a Santa Comba Dão, encontra-se um interessante troço de via romana. Conhecido como Via romana da Pedra da Sé, os seus vestígios têm uma extensão de 350 metros. A via, construída possivelmente no século I, faria parte do percurso que ligava Bobadela a Santarém, passando por Tomar, numa altura em que a Bobadela desempenhava um relevante papel económico e administrativo.

Alguns historiadores e arqueólogos também avançam a hipótese de o troço integrar a ligação entre Bobadela e o itinerário entre Lisboa (Olissipo) e Braga (Bracara Augusta), entroncando esta na zona da Mealhada. A Via Romana da Pedra da Sé é um monumento classificado como Imóvel de Interesse Público. Destacase pela largura (cerca de 4,7 metros) e pela qualidade da sua construção, como o cuidado posto no talhe dos blocos comprova. O pavimento, forrado em pedras de granito, organiza-se num eixo central e dois laterais.

Pela observação da área em que a superfície da estrada já desapareceu, conclui-se que a estrutura interna contava com duas camadas de terra, divididas por outra de fragmentos de quartzo, o que garantia a permeabilidade e consistência da via.

(Classificado como IIP – Imóvel de Interesse Público)