Mira
Situada na zona centro e inserida na Costa de Prata, a Praia de Mira estende-se por um vasto areal branco, consecutivamente distinguido, ao longo de dezenas de anos, com a Bandeira Azul.
Designada por Palheiros de Mira, devido às construções de madeira utilizadas pelos pescadores, a Praia de Mira era, no início do século XX, uma aldeia piscatória, cujo quotidiano é dado a conhecer no Museu Etnográfico. Atualmente, apesar de se afirmar como uma estância balnear de referência, continua a ser uma terra de pescadores. Homens que mantêm a arte centenária de “pescar ao cerco e alar para terra” – a arte xávega -, utilizando os barcos localmente chamados “meia-lua”.
Junto à praia, destaca-se a Capela de Nossa Senhora da Conceição, de madeira, pintada de azul e branco e um dos principais símbolos da povoação; a estátua que homenageia o Povo da Praia de Mira, uma escultura em Bronze de Alves André.
Para lá das dunas, a Mata Nacional, onde o pinheiro predomina, e a Lagoa da Barrinha com águas serenas que convidam à prática de desportos náuticos, nomeadamente a vela, a canoagem e o windsurf.
Praia de Mira
Mira