Miranda do Corvo
No topo da vertente sobranceira ao Mosteiro de Semide, encontra-se o Santuário do Senhor da Serra, palco de uma centenária peregrinação e um miradouro privilegiado de todo o maciço central da Serra da Lousã à Serra da Estrela. A origem desta devoção remonta ao século XVII, tendo-se mantido como uma das romarias mais importantes do centro do País até às aparições da Virgem Maria, em Fátima, no século XX.
Edificado num antigo eremitério, a sua construção situa-se no terceiro quartel do século XVII, tendo sido demolido e reedificado em 1899, com um projeto da autoria de António Augusto Gonçalves, professor e fundador da Escola Livre das Artes do Desenho, mais tarde designada Escola Avelar Brotero.
O Santuário do Divino Senhor da Serra é uma igreja revivalista, inspirada em modelos medievais. No seu interior, destaca-se: azulejos com representações da vida de Cristo e vitrais; o retábulo principal inspirado no da Sé Velha de Coimbra e da autoria de António Augusto Gonçalves; os retábulos laterais provenientes da Igreja da Misericórdia de Coimbra; a pintura do teto, obra do pintor Eliseu de Coimbra; o púlpito de pau preto, originário da Sé Velha de Coimbra e datado do século XVII.
O Santuário, classificado como Monumento de Interesse Público, continua a ser alvo de devoção e romaria no mês de agosto.
Rua D. Manuel Bastos Pina Senhor da Serra
Semide
Tel (+351) 239 549 276 (Chamada para a rede fixa nacional)