Mortágua
O Núcleo Museológico da Irmânia – Raízes e Memória, situado na Marmeleira, foi inaugurado em 2016. Gerido pelo Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Irmânicos” da Marmeleira, é um espaço dedicado à divulgação e preservação do património cultural e histórico do concelho e das suas gentes, através da representação do quotidiano rural, doméstico e comercial do final do século XIX e início do século XX. A maioria das peças que fazem parte do espólio apresentado foram cedidas por populares da povoação e da freguesia.
O Núcleo Museológico é constituído por vários espaços que recriam os usos, os costumes e os modos de vida rural de antigamente, nomeadamente: a Casa do Lavrador, uma habitação de uma família tradicional da região; a Loja Progresso e a Alfaiataria Lysiana, dois espaços comerciais emblemáticos da povoação; a sala Zé Pereiro, onde estão representadas atividades tradicionais da região; a sala Basílio Lopes Pereira, onde poderá descobrir um pouco da história da Marmeleira. Estão, também, expostos documentos com mais de cem anos de existência.
A “vila da Irmânia” é conhecida pelas suas iniciativas criadas no século XX em benefício da cultura e instrução do povo da região. Em 1908, foi criada, na Marmeleira, a Escola Livre da Irmânia; em 1912, foi fundado na aldeia o jornal “O Sol Nascente”, cuja receita revertia a favor da Biblioteca Popular; em 1913, foi instituído o Centro Democrático de Educação Popular.
Morada:
Rua da Escola, nº6 Marmeleira 3450-095 Mortágua
Horário:
14h – 18h | Sexta, Sábado, Domingo e Segunda
(Fechado no dia de Natal, Passagem de Ano e Páscoa)
Eventos para grupos sob consulta e marcação prévia.
Contactos:
912 030 620 / 231 921 159
ranchomarmeleira@gmail.com