Pampilhosa da Serra
Fajão é uma aldeia inserida na rede das “Aldeias do Xisto”. Encaixada na serra com o mesmo nome, e próxima da nascente do rio Ceira, é reconhecida pela sua beleza paisagística, mas também pelo seu património cultural.
O seu vasto património cultural é constituído pela Igreja Matriz, onde se destacam os vitrais de Monsenhor Nunes Pereira; pela Capela de Nossa Senhora da Guia, e as suas pinturas de matriz religiosa da autoria de Guilherme Filipe, discípulo do pintor José Malhoa; pelo Museu Monsenhor Nunes Pereira, um sacerdote da região, conhecido pelos seus poemas e gravuras. O espolio do Museu inclui xilogravuras, aguarelas e objetos pertencentes à história da aldeia, nomeadamente, o seu primeiro telefone público.
O casario, típico da arquitetura da região, é a marca dominante: paredes em xisto, portas e janelas em madeira, telhados em lousa. Por entre as ruas da aldeia, destacam-se: o típico forno comunitário, o lavadouro público, a antiga escola primária. Acompanhe a história contada nos painéis de ardósia que remetem para os “Contos de Fajão”, da autoria de Monsenhor Nunes Pereira, e testemunho da riqueza lendária da região.
No ponto mais alto da Aldeia, desfrute da piscina e da paisagem envolvente, absolutamente deslumbrante.
Rua César Vicente da Silva – Edifício Fajão Cultura
3320-080 Fajão
jffajao@iol.pt
Tel. (+351) 235 751 317 / 235 751 029 (Chamada para a rede fixa nacional)