Castelo do Germanelo

castelopenela
Penela

Castelo do Germanelo localiza-se na União das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal. Datado do século XII (1140-1142), foi mandado erigir por D. Afonso Henriques, que lhe outorgou carta de foral em 1142.

Exemplar representativo da arquitetura militar da época Românica, isolado no cimo de um monte, integrava a linha avançada da rede afonsina de fortificações para defesa das terras de Coimbra, então Capital do Reino, pela linha do rio Mondego.  A partir de meados do século XII, com o avanço das fronteiras para sul e a conquista definitiva das cidades de Santarém e Lisboa, este Castelo perdeu a sua função estratégica, acabando por ser abandonado e o concelho extinto. No século XII as fronteiras sul deste concelho chegavam a rio Zêzere.

Na primeira metade do século XX, as ruínas do Castelo foram adquiridas pelo Professor Salvador Dias Arnaut, medievalista e docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É da sua iniciativa a reconstrução da linha de muralha voltada a norte coroada por dezassete ameias, decisão tomada após um estudo aprofundado dos testemunhos escritos ainda existentes, aos quais associou estudos geológicos e arqueológicos. Na década de 70 foram ainda realizadas escavações arqueológicas que permitiram conhecer a estrutura e localizar elementos como as antigas portas, a cisterna, fundações de edificações localizadas na praça de armas, o local da lareira, e os socalcos que completavam a defesa.

Atualmente, o castelo é gerido pelo Município de Penela, por protocolo de cedência realizado com descendentes do Prof. Doutor Salvador Dias Arnaut. Foi classificado como Sítio de Interesse Público em 2014.

Contactos Tel (+351) 239 561 132 (Posto de Turismo de Penela)
(Chamada para a rede fixa nacional)
Website: www.cm-penela.pt