gois
Turismo de Natureza

Vá de carro até à Ribeira Cimeira. Estacione e inicie o percurso junto da Casa de Convívio. Atravesse a antiga ponte de pedra sobre a ribeira e depois de chegar à estrada de alcatrão, desça pelo caminho à sua esquerda. Siga sempre este caminho até encontrar um núcleo de casas, que corresponde a um casal de moleiros, com casa de habitação e moinho de água. No primeiro entroncamento vire à esquerda e, por entre pinheiros e eucaliptos, vá até à próxima linha de água. Um pouco mais à frente siga no caminho até ao Pontão do Seladinho, passando pelo Areeiro.

No Pontão do Seladinho observe as instalações da antiga fábrica de papel da Ponte do Sótão, que foi fundada em 1821 e empregou a maioria das pessoas desta povoação e das aldeias vizinhas. Foi, sem dúvida, uma das principais fábricas do concelho de Góis e da região. Aproveite para se refrescar no Rio Sótão e petiscar qualquer coisa no parque de lazer. Depois de repor as energias, suba uma levada até uma estradinha que o leva ao cemitério. Antes do cemitério, vire à direita e siga esse caminho que mais à frente passa a ser estrada. Chega a uma ponte que tem de atravessar para subir a escadaria até à aldeia da Portela. Depois da Portela vai encontrar uma rotunda que tem de atravessar com cuidado pois trata-se de uma estrada nacional. Siga em direcção a Alvém. Falta pouco para terminar o percurso… tem apenas de descer a antiga estrada que ligava a Góis – uma calçada centenária. Finaliza o percurso junto do cruzamento para a ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra.

Características

Todo o ano.

jovem

Dificuldade

Avaliado de 1 a 5 (1: fácil; 5: difícil)