Turismo de Natureza
O percurso tem início junto à Câmara Municipal da Lousã e continua pela Igreja Matriz, construída no século XIX. Seguindo pela praça Cândido dos Reis encontra-se o Palácio da Viscondessa do Espinhal, actualmente transformado num hotel de charme. Deixando para trás o hotel, encontramos uma bifurcação. Continuamos pelo lado direito e seguimos em frente até encontrar a Fábrica do Papel do Prado, criada em 1716. Do lado esquerdo da fábrica está localizada uma casa que foi em tempos sede do Clube Cultural dos Trabalha- dores desta empresa.
É aqui que começa o caminho de terra do percurso “Na Rota dos Moinhos, da ribeira de São João”. Mais à frente e junto ao rio encontramos a levada que transporta a água até à fábrica. Aqui chegados temos duas possibilidades: atravessar o rio e seguir por um caminho que nos leva até às grutas na Sra. da Piedade (sentido sugerido); ou continuar à esquerda pelo rio acima e descobrir os moinhos ao longo da ribeira de São João. O caminho que não se escolher para subir será aquele por onde se irá descer. No sector entre a Sra. da Piedade e o Castelo, o traçado coincide com o PR 2. Caso opte pelo sentido sugerido, o regresso passa pelo Castelo, seguindo durante algum tempo junto ao leito da Ribeira de S. João, onde se localizam os moinhos, até encontrar novamente o troço comum que o levará de volta à Lousã. Desaconselha-se a utilização deste percurso em alturas de grande precipitação.
PR1 LSA – Caminho do Xisto da Lousã: Rota dos Moinhos
Características
Extensão
6 Km
Duração
2h30m
Tipo de percurso
Circular
Desnível acumulado
190 m
Altitude
276 m / 133 m
Época aconselhada
A travessia da ribeira e o percurso junto às suas margens estão condicionados pelo seu caudal, sendo desaconselhada a sua utilização no Inverno.
PR1 LSA – Caminho do Xisto da Lousã: Rota dos Moinhos
Dificuldade
Avaliado de 1 a 5 (1: fácil; 5: difícil)
Tipo de Piso
4
Esforço Físico
2
Adversidade
3
Orientação
2