Igreja Matriz de Ançã

matrizanca
Cantanhede

Dedicada a Nossa Senhora do Ó ou da Expectação, a Igreja Matriz de Ançã é uma construção da segunda metade do século XVII, com uma fachada de grande imponência reconstruída em 1812. Com uma arquitetura rica e um excelente enquadramento paisagístico, os elementos de destaque são os arcos de entrada das capelas laterais de grande beleza arquitetónica e decorativa, bem como o retábulo principal, em pedra de Ançã, obra já do final do século XVIII.

Seiscentista é também o corpo da igreja, com três naves separadas por cinco arcos assentes em colunas dóricas. Um coro-alto ocupa o primeiro dos tramos. A cabeceira é formada por capela-mor com abóboda às quartelas e possui um rico retábulo concheado, em pedra, no qual foram colocadas esculturas mais antigas.  No alto do camarim, vê-se uma belíssima imagem da Senhora com o Menino, do século XV, e nos intercolúnios, um S. Pedro e um S. Paulo quinhentistas, estilisticamente próximos das obras de João de Ruão, em meados do século XVI.

As naves laterais apresentam diversas capelas, cujas inscrições permitem datá-las, sendo a mais antiga a de António Bacelar, do lado da Epístola, que remonta a 1581. Entre as capelas do lado do Evangelho, dos séculos XVII e XVIII, merece especial destaque a de Nossa Senhora do Rosário, com abóbada de aresta decorada por pinturas de grotescos.

Em 1983, foi classificada como Imóvel de Interesse Público.

Terreiro do Paço
3060 Ançã
Tel (+351) 239 001 634
(Chamada para a rede fixa nacional)