Mortágua
“Mortágua na Batalha do Bussaco” Centro de Interpretação, inaugurado a 24 de setembro de 2017, apresenta-se como um espaço de divulgação, estudo e conhecimento acerca de um acontecimento militar que marcou a região e em particular o concelho de Mortágua, a 3ª invasão a Portugal, em 1810, ordenada por Napoleão Bonaparte. Tratou-se do maior conflito militar ocorrido em território português, e o concelho de Mortágua foi palco daquela que haveria de ficar celebrizada como a “Batalha do Bussaco”, por ter ocorrido nas faldas e cumeadas da Serra do Bussaco.
Além da sua função didática, científica e cultural, o Centro de Interpretação constitui-se como um espaço de preservação da memória e de homenagem à coragem e tenacidade de homens e mulheres, que enfrentaram os poderosos exércitos napoleónicos, sem esquecer o sofrimento e as privações por que passaram as pessoas de Mortágua, que nunca imaginaram viver um tal cenário de guerra, o maior registado em solo português.
Além das fontes textuais e materiais (fardamentos, armas) o espaço recorre a suportes infográficos, sonoros, visuais e interativos, que ajudam na exploração e contextualização histórica da 3ª Invasão Peninsular e da Batalha (1810). No miniauditório é possível assistir a um documentário sobre a 3ª Invasão.
A informação disponibilizada está dividida por áreas temáticas, como as Guerras Peninsulares, os Exércitos em confronto, a Batalha do Bussaco e as sequelas da guerra em Mortágua. Os visitantes também podem conhecer as rotas, movimentações e a constituição dos exércitos, o armamento e a logística utilizados, bem como a cronologia dos principais acontecimentos.
Morada: Dr. João Lopes de Morais, nº 46 3450-153 Mortágua
Contactos: Tel.: (+351) 231 927 464
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: turismo@cm-mortagua.pt