Condeixa
Numa das margens do concelho de Condeixa, ex-libris do património geomorfológico do concelho de Condeixa-a-Nova, integrado na região Calcária do Maciço de Sicó, pela sua imponência na paisagem e pela sua singularidade, grandiosidade e espetacularidade, as “Buracas” do Casmilo são abrigos rochosos dispostos no Vale dos Covões, na localidade do Casmilo.
As Buracas do Casmilo consistem num fenómeno espeleológico que se explica pelo abatimento da parte central de uma conduta, permanecendo apenas visíveis as partes laterais externas. As Buracas são, assim, o que resta de uma ou várias salas de uma gruta existente no monte. De forma elíptica ou circular, as buracas têm dimensões muito variáveis. As mais pequenas podem ter cerca de 2 a 3 metros de largura e 1 a 2 metros de profundidade; as maiores podem apresentar mais de 10 metros de diâmetro e 5 a 7 metros de profundidade.
As Buracas do Casmilo e toda a sua zona envolvente são muito procuradas para a realização de atividades ao ar livre, nomeadamente escalada, montanhismo, rapel ou caminhadas.
Casmilo
3150-272 Furadouro