Igreja Matriz de Soure

igrejamatriz
Soure

Consagrada a São Tiago, a Igreja Matriz de Soure ficou concluída em 1490, conforme atesta lápide epigráfica, na nave lateral direita.

Apesar das sucessivas remodelações levadas a cabo ao longo dos séculos mantem o seu traço original quatrocentista nas duas naves laterais e no corpo central da igreja separados por arcadas góticas.

No interior, destacam-se: a escultura de Nossa Senhora de Finisterra de 1508, proveniente da antiga igreja de N. S. Finisterra; o São Tiago, escultura em pedra, provavelmente oferecida por D. Manuel I, após a conclusão das obras no século XVI. Na Capela do Sacramento, em pedra calcária, retábulo quinhentista, saído da oficina de João de Ruão com as paredes da capela revestidas a azulejos seiscentistas, azuis e brancos, da Fábrica de Coimbra. Na capela-mor, um retábulo barroco, com vitral dedicado a são Tiago do século XX.

Podemos ainda observar, dispersos nas paredes da igreja, o conjunto de tábuas maneiristas, dos finais do século XVI, constituído pelo Pentecostes, Adoração dos Pastores, Descida da Cruz e os Quatro Evangelistas.

Morada: Praça Miguel Bombarda 9 3130-257 Soure