Edifício dos Paços do Concelho

câmara
Soure

Edifício dos Paços do Concelho de Soure foi construído entre 1902 e 1906, com projeto da autoria do arquiteto Augusto de Carvalho da Silva Pinto.

Evidencia traços do estilo neomanuelino, uma arquitetura revivalista, tipicamente romântica, e que reproduz elementos característicos do estilo manuelino, nomeadamente ao nível decorativo. O carácter neomanuelino deste edifício está patente no trabalho da decoração da pedra, onde predominam os cordeamentos e os motivos vegetais. O trabalho de cantaria é da autoria do artista coimbrão João Augusto Machado, o qual tinha trabalhado na decoração pétrea do Palace Hotel do Buçaco.

Na fachada, destaca-se a porta principal, dupla, envolta em arco e rematada com uma esfera armilar, símbolo do rei D. Manuel I, do poder marítimo, político e económico associado às navegações, do século XVI. No piso superior, sobre a porta principal, uma janela dupla, com varandim rendilhado, encimado por um conjunto de símbolos: o brasão da Vila de Soure, ladeado pela Cruz de Cristo e a esfera armilar, uma referência ao facto da Vila ter pertencido à Ordem de Cristo, herdeira da Ordem dos Templários; a Coroa Real remata o conjunto.

Morada: Praça da República 3130-218 Soure

Contatos: Tel (+351) 239 506 550
(Chamada para a rede fixa nacional)

Email: geral@cm-soure.pt

Website: www.cm-soure.pt