Miranda do Corvo
O Alto do Calvário é um local com características ímpares em Miranda do Corvo. Para além de proporcionar uma vista privilegiada sobre a vila e a Serra da Lousã, detém os únicos vestígios materiais sobreviventes do antigo castelo em Miranda do Corvo, a torre e uma cisterna.
Localizado no Morro do Caramito, os primeiros relatos da existência da torre datam de finais do século X, mas foi sobretudo, a partir de 1064, quando se dá a conquista definitiva de Coimbra, que esta estrutura foi engrandecida. A partir dos finais da Idade Média, o castelo foi sendo progressivamente abandonado até que, no início do século XVIII, foi transformado em pedreira e aproveitado pela população para a construção das suas casas e para a edificação da igreja. A partir de 1803, os silhares de pedra são encaminhados para as obras da Ponte do Corvo, sob a ribeira do Alhêda.
As escavações arqueológicas realizadas deram, também, a conhecer a utilização do Alto do Calvário como necrópole há pelo menos 900 anos.
No Alto do Calvário, destacam-se: a Torre, visitável mediante marcação no Posto de Turismo de Miranda do Corvo; os painéis da Via Sacra de Monsenhor Nunes Pereira; os altares da igreja; a cisterna.
R. 5 4A,
3220-195 Miranda do Corvo
turismo@cm-mirandadocorvo.pt