Núcleo Histórico

pacos-do-conselho
Cantanhede - Inês de Castro

Cantanhede, núcleo histórico (Paços do Concelho, Igreja Matriz de Cantanhede e Museu da Pedra)

O atual edifício da Câmara Municipal era, originalmente, o antigo Palácio dos Menezes, os Senhores de Cantanhede. O antigo palácio terá sido construído em 1553 e apesar de diversas alterações ainda mantém alguns elementos quinhentistas, pelo que merece uma visita. 

Também na Praça Marquês de Marialva, encontra-se a igreja matriz, cujo aspeto atual data, no essencial, do século XVI, embora seja possível que a igreja primitiva remonte ao tempo do conde D. Sesnando (século XI). É de destacar a capela colateral direita mandada construir em 1542 por D. João de Menezes Sotto-Mayor para seu jazigo, como atesta o brasão de armas dos Menezes presente no arco de entrada.

O magnífico conjunto escultórico, no qual se evidenciam o retábulo, o teto e os mausoléus, é da autoria do famoso escultor João de Ruão. Bem perto, no Largo Cândido dos Reis, podemos visitar o Museu da Pedra. O museu está situado num edifício do século XVIII (que acolhe também a Casa Municipal da Cultura) e procura perpetuar o conhecimento sobre o valor patrimonial, artístico e cultural da pedra de Ançã. Esta pedra, extraída de importantes jazidas no sul do concelho (Ançã, Outil, Portunhos e Vila Nova), caracteriza-se por ter uma cor clara, pela inexistência de veios e por ser muito macia, o que a torna apetecível para a arte escultural. De facto, é possível encontrar obras realizadas com esta pedra calcária em Portugal, Espanha e em vários outros países da Europa.