Góis - Catarina de Áustria
Também conhecida como Casa da Quinta, o edifício que serve atualmente como Paços do Concelho de Góis era originalmente uma residência senhorial. Está classificado como Imóvel de Interesse Público. Construída durante o século XVII, como se deduz de uma inscrição num dos portais da casa (“GIL – 1685”), a casa pertenceu à família Barreto Chichorro, uma das mais importantes de Góis. Alguns membros dessa família encontram-se sepultados numa capela da Igreja Matriz. O edifício tem planta retangular e distribui-se por dois pisos.
No piso superior abrem-se janelas de sacada com gradeamento de ferro forjado. Outras características de relevo são o portal dotado de frontão triangular na fachada sul, bem como o escudo da vila na fachada virada a oeste. No interior, são dignos de nota os notáveis tetos pintados. O do salão nobre ostenta motivos decorativos grotescos e temas que parecem ser heráldicos.
Em outros espaços estão retratados episódios do Antigo Testamento, como David matando Golias ou Abrãao e os Anjos. Para além destes motivos, encontramos também representações de motivos vegetalistas, figuras humanas, animais, entre outros. De autor desconhecido, são, provavelmente, contemporâneos da construção e impõemse pela sua grande qualidade pictórica, formal e estilística.
(Classificado como IIP – Imóvel de Interesse Público)