Centro Histórico e Museológico da Lousã

hotel-palacio-da-lousa
Lousã - A Lenda do Castelo de Arouce e da Fundação da Lousã

centro histórico da vila organiza-se em torno da igreja matriz, irradiando pelas atuais ruas Viscondessa do Espinhal, das Forças Armadas e rua Nova. A igreja de São Silvestre (igreja matriz) começou a ser construída no século XIX, em substituição do antigo templo e tem como principal ponto de interesse os retábulos da cabeceira, do século XVII, em talha dourada. Na Rua Viscondessa do Espinhal, há dois edifícios incontornáveis: o Palácio dos Salazares, também conhecido por Palácio da Viscondessa do Espinhal, um imponente edifício brasonado mandado edificar no século XVIII, que hoje em dia recebe o Hotel Palácio da Lousã; a Capela da Misericórdia, datada de 1568, que terá sido uma das primeiras casas pertencentes à Irmandade da Misericórdia.

Na Rua Movimento das Forças Armadas, preste-se especial atenção às casas setecentistas conhecidas como Casas de Cima e de Baixo dos Almeida Serras, bem como à Casa Furtado Mesquita ou Casa da Quinta do Cano, uma casa brasonada que pertenceu ao Conde de Foz de Arouce. Perto, na Rua Dr. João Santos, encontramos o edifício dos Paços do Concelho, construído na década de 1930, segundo projeto do arquiteto Moura Coutinho. Para além da riqueza decorativa proporcionada pelos painéis de azulejos no exterior e no interior (sobretudo no átrio), o maior destaque vai para as telas exibidas no Salão Nobre,
da autoria de Carlos Reis (Lenda da Lousã) e João Reis (Família, Religião e Trabalho).

Nas traseiras dos Paços do Concelho ergue-se uma reconstituição do pelourinho da Lousã. Na rua Miguel Bombarda podemos visitar o Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos. O museu municipal está integrado no ecomuseu da Serra da Lousã e inclui na sua coleção, um variado conjunto de objetos artísticos e arqueológicos e ainda uma notável coleção de pintura. É também lugar de exposições temporárias e acolhe os serviços do Welcome Center das Aldeias do Xisto. Outro equipamento integrado no Ecomuseu da Serra da Lousã, o Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques (sito na rua João Luso), apresenta um espólio diversificado, relacionado com o modo de vida e tradições de comunidades rurais.

Centro Histórico e Museológico da Lousã Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos (R. Miguel Bombarda 16, 3200-249 Lousã. Contacto: 239 993 372 – Chamada para a rede fixa nacional)

Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques (Rua João Luso, 3200-201, Lousã. Contacto: 239 990 040 – Chamada para a rede fixa nacional)