Ermidas

ermida-senhor-dos-aflitos
Lousã - A Lenda do Castelo de Arouce e da Fundação da Lousã

Ermidas do Senhor dos Aflitos, de São João, do Senhor da Agonia e de Nossa Senhora da Piedade

Importante Santuário Mariano formado por algumas capelas construídas em períodos diferentes. Apesar disso, as capelas formam um conjunto pitoresco e harmonioso do ponto de vista arquitetónico. Três delas estão implantadas no morro em frente ao Castelo de Arouce, enquanto outra está junto ao castelo.

capela de São João, implantada a meio da encosta do penhasco, é a mais antiga e a de maior dimensão, tendo sido construída entre os sécs. XIII e XIV.

Possui um conjunto de esculturas do séc. XV e XVI talhadas em pedra de Ançã: S. João BaptistaS. João Evangelista, e S. Paio e ainda um frontal de altar em azulejos seiscentistas. A Capela do Senhor da Agonia terá sido construída no século XVIII. No cimo do cabeço, está a capela da Senhora da Piedade, que data provavelmente do século XVII.

É nesta capela que se encontra a imagem de Nossa Senhora da Piedade. De grande devoção regional, a imagem da Senhora da Piedade continua a ser levada, em procissão, do Santuário para a igreja matriz da Lousã, através da vila, e depois da igreja para o Santuário. A capela do Senhor dos Aflitos, junto ao castelo, é a mais recente, datando de 1912. Está construída em estilo neorromântico, com destaque para o altar executado pelo escultor conimbricense João Machado.