Lousã - A Lenda do Castelo de Arouce e da Fundação da Lousã
As águas cristalinas da ribeira de São João, na sua agitação e borbulhar podem fazer lembrar, aos mais imaginativos, os soluços ou suspiros da Princesa Peralta pelo seu grande amor. De facto, neste lugar, a ribeira de São João está enquadrada num cenário admirável, com o castelo, construído em xisto, e o Santuário de Nossa Senhora da Piedade. O quadro final é completado por uma envolvência verdejante, pequenas cascatas, passadiços e percursos pedestres. O lugar é conhecido entre a população como “Burgo”.
Os visitantes têm acesso a um refúgio único, onde as águas da ribeira de São João foram aproveitadas para a prática balnear.
A Piscina Fluvial foi inaugurada em 8 de maio de 1966 e construída no mandato de Manuel Magalhães Mexia, sob projeto de Hermenegildo Campos Curvelo. O espaço está equipado com várias infraestruturas que dão apoio aos visitantes e banhistas (balneários, um café com esplanada que funciona no verão, o restaurante “O Burgo” onde se podem provar pratos típicos) e condições adequadas de acessibilidade, como o comprova a Bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos!” do Instituto Nacional para a Reabilitação, Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal.