Pampilhosa da Serra - Maria de Aragão e Castela
O Museu Municipal da Pampilhosa da Serra está instalado na antiga Casa da Câmara e Cadeia, um edifício do século XVIII que é bem representativo das características da arquitetura pública civil no contexto regional da época. O museu foi inaugurado a 28 de novembro de 1996, mais de uma década depois da Câmara Municipal ter-se mudado para as atuais instalações e depois de o edifício ter sido sujeito a obras de adaptação. Desde então, o museu tem sido um instrumento cultural ao serviço do desenvolvimento do território.
Mais recentemente, uma nova requalificação permitiu valorizar a coleção com novas formas expositivas, onde o recurso a novas tecnologias não foi ignorado. A coleção deste Museu é essencialmente de cariz etnográfico e está organizado em núcleos distintos.
O elemento mais relevante do espólio é, muito provavelmente, o capitel do pelourinho do concelho que foi demolido (o que está diante da Câmara Municipal é uma réplica colocada em 2008). Possui também uma área de exposições temporárias e uma sala de artesanato, onde se expõem trabalhos dos artesãos do concelho. O Museu não pretende ser exaustivo, até porque as reduzidas dimensões das suas instalações limitam o desenvolvimento de algumas temáticas, e deve ser entendido como um ponto de partida para o território.