Tábua - Sarah Beirão
O jardim, justamente chamado “Sarah Beirão”, é um espaço simples, com árvores de grande porte, uma fonte e um coreto, entre outras estruturas. Está situado bem no centro da vila, junto da Igreja Matriz e da Capela do Senhor dos Milagres. Em estilo barroco, esta capela é um dos “ex-líbris” da vila e está classificada como imóvel de interesse público. O templo foi construído no século XVIII, bem antes de Sarah Beirão ter nascido, e é ainda hoje um dos símbolos da devoção dos tabuenses que, todos os anos, ali realizam uma das maiores festas religiosas do concelho.
O templo foi construído no século XVIII, bem antes de Sarah Beirão ter nascido, e é ainda hoje um dos símbolos da devoção dos tabuenses que, todos os anos, ali realizam uma das maiores festas religiosas do concelho.
O seu formato é o principal elemento distintivo do conjunto. Com efeito, a estrutura é constituída por dois corpos: um de forma octogonal, onde se encontra a nave, e outro de forma retangular, onde estão situadas a ousia e a sacristia. Do exterior, três portas, encimadas por um óculo quadrilobado, rasgam o polígono. No interior há um arco triunfal de volta inteira a marcar a transição para a capela-mor. Aí, podemos ver um retábulo em talha dourada, ornado pelas imagens de Nossa Senhora da Piedade e São José com o Menino. De cada lado, um arco idêntico, mas mais baixo, assinala a presença de duas capelas. A do lado da Epistola tem uma pintura da Última Ceia e a do lado oposto tem uma pintura que retrata a Deposição.
(Classificado como IIP – Imóvel de Interesse Público)