Arganil
A aldeia de Piódão, integrada na Rede das Aldeias Históricas constitui um conjunto arquitetónico de rara beleza, não só pelo seu enquadramento natural, mas também pela sua antiguidade, unidade e estado de conservação. A sua configuração pela encosta fê-la ganhar o epiteto “aldeia presépio”. A história da Aldeia perde-se no tempo, tal a escassez de vestígios existentes.
Disposta em socalcos, pelas suas íngremes calçadas distribuem-se casas de xisto.
Nas ombreiras das portas, as cruzes invocam a proteção de Santa Bárbara contra as intempéries. Por entre as casas, alguns lugares que vale a pena descobrir, nomeadamente: a eira e o forno comunitários; a Capela de São Pedro, com uma imagem do século XVI; Capela de São Pedro; a Capela das Almas; a Capela Nossa Senhora do Bom Parto; a Fonte dos Algares; a Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Conceição; o Posto de Turismo e Núcleo Museológico de Piódão.
O Posto de Turismo funciona como local de acolhimento a quem visita a Aldeia. O Núcleo Museológico alberga uma exposição permanente que reflete a história da Aldeia e das suas gentes.
Em plena aldeia de Piódão, escondida na encosta da Serra do Açor, situa-se a Praia Fluvial de Piódão, distinguida com Bandeira Azul.
A povoação de Piódão está classificada como Imóvel de Interesse Público, conforme Dec. Nº 95/78, DR, I Série, nº 210 de 19 de setembro.
Moradas: Posto de Turismo da Aldeia de Piódão 3305-242 Piódão
Contactos Tel.: (+351)235 732 787
(Chamada para a rede móvel nacional)
Email: museu.piodao@cm-arganil.pt