Castelo da Lousã/Arouce

castelo
Lousã

Castelo da Lousã, também conhecido como Castelo de Arouce, localiza-se na serra da Lousã, na margem direita do rio Arouce. Construído na segunda metade do século XI, pertence a uma das primeiras linhas defensivas criadas para controlar os acessos meridionais a Coimbra.

Palco de conquistas muçulmanas, o Castelo foi reconquistado para o Condado Portucalense e, em 1151, recebeu carta de foral, atribuída por D. Afonso Henriques, promovendo, dessa forma, a consolidação do povoamento e a reorganização administrativa do território.

Exemplar da arquitetura militar de alvenaria de xisto, com planta irregular, aproximadamente hexagonal, o Castelo passou incólume pelos séculos até á atualidade, mesmo que esvaziado da sua função militar. Entre as décadas de 40 e 60 do século XX, a Direção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais promoveu substanciais obras de reforço e consolidação, responsáveis pelo aspeto atual do conjunto. Dispõe, ainda, de um Centro de Interpretação e Acolhimento que, além de facultar informação relevante sobre o Castelo, presta também informação turística sobre o concelho da Lousã.

Em 1910, o Castelo da Lousã foi classificado como Monumento Nacional.

Foram inauguradas, no dia 27 de abril de 2019, as obras de qualificação e acessibilidade do Castelo que tiveram como objetivo a criação de condições de segurança e  conteúdos para que o mesmo pudesse ser visitável no seu interior.

Na mesma altura, foi também inaugurado um Centro de Interpretação e Acolhimento que além de facultar informação relevante sobre o Castelo, prestará também informação turística sobre o Concelho.

EM580
3200 Lousã
Tel (+351) 239 993 372
(Chamada para a rede fixa nacional)
maia.costa@cm-lousa.pt