Serra da Lousã

serralousa
Lousã

Serra da Lousã, juntamente com a Serra do Açor e a Serra da Estrela, constitui o mais imponente dos alinhamentos montanhosos de Portugal: a Cordilheira Central. Integra, também, o Sistema Montejunto-Estrela.

Localizada na transição do distrito de Coimbra para o de Leiria, a Serra da Lousã atinge, no seu ponto mais elevado – Alto de Trevim -, os 1205 metros de altitude. No distrito de Coimbra, abrange os concelhos de Miranda do Corvo, Lousã, Góis e Penela.

A Serra da Lousã caracteriza-se, não só pela beleza das suas paisagens, mas também pela forma como conjuga a vertente cultural e humana nas Aldeias do Xisto, com a natureza e as oportunidades de lazer que proporciona aos seus visitantes.

Conhecida pelas suas ribeiras (Ribeira de Pena, Ribeira de S. João, Ribeira de Pera e Ribeira de Alge), a Serra da Lousã possui fauna e flora diversificadas, entre as quais se destacam: os veados, os javalis e corços; espécies de azinheiras, sobreiros, castanheiros, carvalhos e pinheiros. Sobressai, ainda os Penedos de Góis, com deslumbrantes miradouros sobre a paisagem beirã.