Mealhada
O convento de Santa Cruz foi construído, entre 1628 e 1630, pela Ordem dos Carmelitas Descalços, que o ocupou até à data da extinção das ordens religiosas masculinas, em 1834. Entretanto, em 1810, no contexto da Guerra Peninsular, as suas instalações serviram de hospedagem a Arthur Wellesley, 1º Duque de Wellington, que comandou as forças anglo-portuguesas contra as do general francês André Massena. Do antigo Convento dos Carmelitas Descalços subsiste, apenas, a frontaria, a igreja e o claustro.
Situado na Mata do Bussaco, o Palace Hotel do Bussaco é um conjunto de edifícios de gosto revivalista, edificado entre 1888 e 1922. Considerado como o último legado dos reis de Portugal, constitui-se como um exuberante conjunto arquitetónico, botânico e paisagístico, único na Europa e, simultaneamente, um dos mais belos e históricos hotéis do mundo.
O edifício, da autoria do arquiteto italiano Luigi Manini, em estilo neomanuelino, está sumptuosamente mobiliado e decorado com inúmeras obras de arte, magníficos frescos, valiosos quadros e a melhor coleção de painéis de azulejos do século XIX representando a Epopeia dos Descobrimentos Portugueses. O mobiliário inclui peças portuguesas, indo-portuguesas e chinesas, realçadas por faustosas tapeçarias. Destaque, ainda, para o teto mourisco, o notável soalho executado com madeiras exóticas e a galeria real.
O conjunto do “Palace Hotel do Bussaco e mata envolvente, incluindo as capelas e ermidas, Cruz Alta e tudo o que nela se contém de interesse histórico e artístico, em conjunto com o Convento de Santa Cruz do Bussaco” estão classificados como Monumento Nacional.
Fundação Mata do Bussaco
3050-261 Luso
Contactos:
Tel.: (+351) 231 937 000
(Chamada para a rede fixa nacional)
Email: fmb@fmb.pt
Palace Hotel do Bussaco
Contactos:
Tel.: (+351) 231 937 970
(Chamada para a rede fixa nacional)
Website: www.bussacopalace.pt
Email: bussaco@almeidahotels.pt