Lagoa de Mira

lagoamira
Mira

O concelho de Mira, com cerca de 123 km2, é dominado por uma cobertura arenosa de origem sedimentar recente, designada por “Areias da Gândara”, e encontra-se coberto por uma frondosa floresta de pinheiro bravo (Pinus pinaster).

Cerca de metade do concelho, está classificado como Sítio Rede Natura 2000 – Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas, um estatuto ambiental ao nível europeu para a proteção de habitats e de espécies associadas, e que inclui dunas, pinhais, lagoas e ribeiras.

Parte da zona marítimo e o Canal de Mira, na área de sapal do Areão de Mira, pertence à Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro, uma salvaguarda para a biodiversidade e proteção da avifauna aquática.

Na região, estão inventariadas mais de 200 espécies de aves, 12 peixes, 13 anfíbios, 12 répteis e 22 mamíferos. Nas plantas, entre herbáceas, arbustivas e arbóreas, podemos encontrar mais de 400 espécies.

Lagoa de Mira, também conhecida por Lagoa de Baixo, é um local privilegiado para observar a biodiversidade da região, para além de proporcionar um cenário paisagístico deslumbrante, que pode ser percorrido através dos vários percursos pedestres disponíveis. A Lagoa de Mira comunica com a Lagoa da Barrinha pela chamada Vala da Cana.

Mira