Castelo de Penela

castelopenela
Penela

Castelo de Penela, datado do século XI, integrava a chamada Linha Defensiva do Mondego e tinha como função a guarda avançada de Coimbra. Atualmente, o circuito de muralhas do Castelo remonta, sobretudo, aos séculos XIV e XV.

No século XVIII, o Castelo de Penela já tinha perdido a sua função estratégico-defensiva, chegando ao século XX a necessitar de obras de consolidação, reconstrução e restauro, efetuadas na década de 1950. Subsistem, do seu rico passado, a Porta da Vila, datada do século XV; a Porta da Traição ou dos Campos, datada do início século XIV; bem como os vestígios da Torre de Menagem, da qual pouco mais resta que uma porta em arco partido.

No interior do Castelo, encontra-se a Igreja Matriz de S. Miguel, datada da segunda metade do século XVI. De traça simples, destacam-se, no seu interior, a capela-mor com talha em estilo barroco, dos séculos XVII e XVIII e dois altares em talha dourada, um deles com a imagem renascentista, da Senhora com o Menino, em pedra de Ançã, da autoria do mestre João de Ruão, datada de meados do século XVI.

O Castelo de Penela é o palco principal de um dos maiores eventos natalícios nacionais, o «Penela Presépio». A Feira Medieval de Penela, uma das mais antigas do país, tem igualmente aqui o seu palco, e acontece no último domingo do mês de maio.

 

O Castelo de Penela foi classificado como Monumento Nacional em 1910.

Acesso: Rua do Castelo 3230-280 Penela
Contactos Tel.: (+351) 239 561 132 (Posto de Turismo de Penela)
(Chamada para a rede fixa nacional)
Website: www.cm-penela.pt

Horário: Abr. a Set: 08h00 – 21h00 | Out a Mar: 08h00-19h00