Penela
O Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do Dueça (CISED), inaugurado em 2005, constitui-se como um espaço de promoção e valorização do património natural do Concelho de Penela, através da preservação e salvaguarda do ambiente enquanto principal riqueza social e económica.
O Sistema Espeleológico do Dueça é o maior sistema subterrâneo conhecido no maciço e um dos maiores de Portugal, totalizando cerca de 9km de galerias conhecidas. Este sistema espeleológico, em fase de estudo e exploração, inclui várias cavidades de natureza cársica, entre as quais se destacam o Olho do Dueça, a Gruta de Algarinho, o Soprador do Carvalho (também conhecido como a Grande Gruta Talismã), e o Sumidouro da Várzea. Além dos aspetos geológicos e morfológicos, as grutas são igualmente importantes sob o ponto de vista biológico e ecológico, sendo muitas vezes dotadas de espécies únicas, resultantes de condições ambientais muito específicas.
Entre outras atividades, o Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do Dueça promove visitas guiadas sob orientação de técnicos especializados.
Morada: Algarinho – Ferrarias 3230-233 Penela
Contactos Tel.: (+351) 239 561 132 (Posto de Turismo de Penela)
(Chamada para a rede fixa nacional)
Telm.: (+351) 961 178 466
(Chamada para a rede móvel nacional)