Penela
A Villa Romana do Rabaçal localiza-se a Este da Serra de Sicó, no Vale do Rabaçal. Situada 12 km a Sul de Conímbriga, é parte integrante da antiga cidade, junto à via que ligava Olisipo (Lisboa) a Bracara Augusta (Braga).
A Villa Romana constitui-se como um museu polinucleado, inaugurado em 2001, distribuído por três polos principais: o Espaço-Museu (núcleo-sede), a Estação Arqueológica e o Miradouro de Chanca.
O Espaço Museu, inaugurado em 2001, reúne algum do espólio recolhido durante os trabalhos arqueológicos, em curso desde 1984, nomeadamente da estação arqueológica da villa tardo-romana, junto à aldeia da Ordem. Datada do século IV d.C., aqui foram identificados a pars urbana, residência senhorial ou palácio romano, o balneário, a pars rustica ou casa da lavoura (dotada de pátio agrícola, alpendres, eira, oficinas e habitação dos servos), as nascentes e os sistemas elevatórios de água.
Também a não perder, o Miradouro do Chanca, no cimo da encosta, a partir do qual é possível visualizar a rara planta octogonal da sua construção.
Morada: Rua da Igreja 3230-544 Rabaçal
Contactos Tel (+351) 239 561 856
(Chamada para a rede fixa nacional)
Website: http://www.cm-penela.pt/museum/index.php
Email:museu.rabacal@cm-penela.pt
Horário: De terça a domingo: 11h00 – 13h00 | 14h00 – 18h00
Encerra às segundas feiras, na Sexta-Feira Santa e no Domingo de Páscoa, bem como no Natal e Ano Novo