Soure
O Parque dos Bacelos, está situado entre os dois Rios que atravessam a vila de Soure, o Arunca e o Anços. O rio Arunca tem uma extensão de cerca de 52 Km, sendo o local exato de sua nascente de difícil determinação, pois a sua origem está associada a um conjunto de linhas de água que se intersectam junto à povoação de Albergaria-dos-Doze.
O rio Arunca, em Soure, na zona da represa, confina com o Parque e recebe o rio Anços, cuja extensão se cifra em 11 km, e que traz consigo o seu afluente, o Ourão, indo terminar o seu percurso no rio Mondego a jusante de Alfarelos.
O conjunto natural dos rios e da represa, permitem aumentar o caudal de água, proporcionando uma aprazível área de lazer, de rara beleza, onde o espelho de água e o verde do parque nos convidam a usufruir da natureza. Este local é também um local privilegiado para a prática da pesca desportiva e de outros desportos aquáticos, como é o caso da canoagem.
“O Parque dos Bacelos”, outrora zona fértil que proporcionava ricos campos de agricultura, é hoje, uma estrutura singular que vai ao encontro da valorização ambiental, paisagística, faunística, funcional e estética. Esta zona ribeirinha, cobre uma área de 51 076m2. O Parque assenta em vetores de melhoria da “Rentabilidade” Ecológica e Social e veio (Re) criar novas relações das PESSOAS com os rios e a zona ribeirinha de Soure.
O Parque de Bacelos acolhe, anualmente, o PANGEIA – Festival da Juventude do concelho de Soure, cujo objetivo é alertar para as questões do ambiente e das alterações climáticas.