Paços do Concelho e Jardim Municipal

pac-osconcelho
Vila Nova de Poiares

Em meados do século XIX, começou a ser construído o edifício mais emblemático de Vila Nova de Poiares: o edifício dos Paços do Concelho. Símbolo da independência e do poder local, o seu projeto é da autoria de José Carlos de Lara Everard, engenheiro militar que prestava serviço no Ministério das Obras Públicas, em Coimbra.

Edifício sóbrio, simples e equilibrado, de tipo Neoclássico, foi apelidado de “Palacete Municipal”. A fachada, com dois níveis de leitura, é coroada por um frontão triangular simples, liso, com ar armas do Rei D. Luís de Portugal ao centro.

Na década de 50 do século XIX, o edifício foi profundamente alterado.

Junto ao edifício dos Paços do Concelho, localiza-se o Jardim Municipal, criado por ação do benemérito Bernardo Martins Catarino, Comendador da Ordem da Rosa. Em sua honra, o Jardim, inaugurado em 1951, exibe um Medalhão.

No Jardim Municipal de Vila Nova de Poiares, destacam-se as árvores frondosas, trazidas das matas do Buçaco na primeira metade do século XX, e o Coreto, construído no início do mesmo século.

O Jardim e o espaço urbanístico que o rodeia tal como hoje se encontra, foi alvo de grandes obras no início da década de noventa. 

Largo da República
3350-156 Vila Nova de Poiares