Este site utiliza cookies. De uma forma geral, os cookies são utilizados para melhorar a experiência de navegação no site e para melhorar a qualidade dos serviços que disponibilizamos através do mesmo.

Ao clicar “Aceito” está a autorizar a utilização dos nossos cookies. Poderá encontrar mais informação acerca do uso que fazemos de cookies na nossa Política de Cookies.

ste percurso circular une as quatro Aldeias do Xisto do concelho de Góis: Aigra Nova, Aigra Velha, Pena e Comareira. Podemos utilizá-lo para fazer ligações só entre algumas delas ou mesmo dar a volta por todas elas. Existem dois painéis informativos, umna Pena e outro na Aigra Nova, onde é aconselhável iniciar a caminhada. Em Aigra Nova está situada a Loja Aldeias do Xisto e a Sede da Associação Lousitânea - Liga de Amigos da Serra da Lousã. Aqui disponibiliza-se toda a informação sobre o percurso e as Aldeias do Xisto. Saindo daqui, no sentido anti-horário, e subindo o caminho antigo, passamos pela Poça dos Bois, onde ainda hoje os pastores levam os rebanhos a beber água. A aldeia de Aigra Velha já não fica muito distante e, uma vez no topo do caminho, já avistamos as suas casas de xisto. Após passar na aldeia, continuamos a descer em direção à Ribeira da Pena. Pelo caminho já se avistamos imponentes Penedos de Góis. Ao chegar à Ribeira, se caminhar- mos em silêncio, podemos ter a sorte de avistar uma lontra. Seguindo uma levada pela ribeira abaixo chegamos à Aldeia da Pena, que fica junto ao Penedo da Abelha, famoso pelas suas belas paredes de escalada. Saindo da aldeia por um carreiro que sobe a encosta passamos por formações rochosas muito interessantes. Uma vez chegados ao topo do monte conseguimos por vezes avistar a Serra da Estrela. Descendo agora por entre pinheiros, a chegada à Comareira demora muito pouco. Podemos então relaxar sentados no miradouro a observar a paisagem que nos rodeia. A aldeia de Aigra Nova fica já aqui ao lado, após uma última subida.

Mapa PDF

Características

Extensão 9,2 Km
Duração 4h
Tipo de percurso Circular
Desnível acumulado 693m
Altitude 593m / 792m
Época aconselhada Todo o ano. No Verão, atenção ao calor. No Inverno atenção
ao piso escorregadio em algumas zonas e às alterações
repentinas da climatologia.

Dificuldade
Avaliado de 1 a 5 (1: fácil; 5: difícil)