gois
Turismo de Natureza

Partindo do Lagar da Cabreira, um antigo lagar de varas comunitário que ainda se encontra operacional, pode começar por observar as “Tulhas”, ou seja, pequenas construções de xisto, pedra típica desta zona, cuja função era o armazenamento da azeitona. Siga por um pequeno carreiro até à estrada de alcatrão e poucos metros à frente vai entrar noutro trilho que o levará até à aldeia da Sandinha. Este caminho dava acesso a todas as margens do rio Ceira e aos seus terrenos, que dada a sua localização se apresentavam muito férteis. Depois da povoação da Sandinha chegará a um lugar onde o rio fora desviado do seu leito primitivo, utilizando para o efeito um túnel escavado na rocha.Neste preciso local foi edificada uma habitação.

Avance no percurso, este caminho segue paralelo ao rio Ceira até chegar à bonita aldeia da Candosa, onde pode observar as suas habilidosas construções (currais, palheiros, habitações) e toda a natureza em redor. Aproveite para se maravilhar com o moinho, o lagar de azeite, caminhos antigos e deslumbrantes paisagens. Retome o percurso, após passar pela capela, siga o estradão da direita que o levará pela margem do rio, oposta, em direcção à Sandinha. Um pouco à frente, encontrará a azenha e a ponte da Piçarra e continue ao longo das margens do rio até encontrar as Pocariças, uma aldeia desabitada, contudo, apresenta um conjunto de belas casas em xisto ainda bem preservado. Chega a parte mais difícil do percurso onde tem que conquistar um grande desnível até atingir a aldeia do Cadafaz. Esta, encontra-se muito bem preservada,usufrua da sua história e dos seus singelos monumentos como a Igreja, a Capela de S.António ou a fonte dos Portos. Junto ao cemitério desça pelo estradão e encontrará o que resta de uma antiga estrada delimitada por muros. Enquanto continua em direcção à aldeia da Cabreira, vislumbrará algumas casas ao longo de uma ribeira, ocupadas por cidadãos estrangeiros que vieram à procura de uma vida mais saudável, em plena comunhão com a natureza. Começará a avistar o Castelejo, uma construção utilizada pelos mineiros no tempo da exploração do volfrâmio. Neste local, também, pode observar mais umas alminhas, a juntar a tantas outras que surgem ao longo deste percurso. Assim que atravessar a ponte velha da Cabreira chegará ao ponto de partida.

Características

Todo o ano.

jovem

Dificuldade

Avaliado de 1 a 5 (1: fácil; 5: difícil)

Tipo de Piso

Esforço Físico

Adversidade

Orientação

A App que conta as histórias únicas do território, que guia pela natureza e recomenda os agentes turísticos locais