PR4 GOI — Trilho de Serra do Açor

gois
Turismo de Natureza

O percurso tem início e final na praia fluvial do Colmeal nas margens do rio Ceira. Segue paralelo ao vale deste rio até à aldeia do Soito. No Soito, poderá observar o antigo casario, que tem vindo a ser recuperado, mantendo a arquitetura tradicional das habitações. Poderá visitar o Núcleo Museológico desta aldeia. A casa de convívio dispõe de um forno e churrasqueira de utilização comunitária. Aqui pode encurtar o percurso em cerca de metade da distância a percorrer, indo diretamente para a Ribeira D’além. 

Volte ao caminho principal em direção à aldeia de Carrimá, um pequeno mas agradável povoado, com uma magnífica ribeira a qual terá que atravessar. Suba agora em direcção à Malhada, uma povoação que no passado chegou a possuir uma escola primária em funcionamento. Junto ao largo encontrará um telheiro, com bancada, onde poderá abastecer-se com água ou simplesmente descansar um pouco e comer a sua merenda. Continue a subir, passando junto à ruína da antiga escola primária e caminhe ao longo dos estradões florestais. A primeira casa que irá encontrar é pertença da Quinta das Águias. Caminhe ao longo do estradão por entre castanheiros centenários. Mais à frente, junto a umas casas de pedra, irá subir mais um pouco até à Aldeia Velha, entrando pela parte mais antiga da povoação, descubra os socalcos, prova que neste local ainda se pratica uma agricultura de subsistência. Finalmente, fará a descida em direcção ao ponto de partida, por um bonito trilho a meio da encosta. À sua frente apresenta-se a Serra do Açor e, um pouco mais distante, a Serra da Estrela, ambas pertencentes à Cordilheira Central.

serra-acor

No fim deste trilho entrará o Carvalhal do Sapo, onde poderá presenciar o casario, a capela ou o lavadouro comunitário. Continuará a descer por estradões até encontrar a estrada de alcatrão, numa curva em gancho. Aconselha-se a afastar-se do trilho por alguns instantes e visitar a aldeia do Rossaio, uma aldeia comunitária onde se pratica a permacultura. De volta ao percurso, desça por um pequeno trilho que o levará directamente à praia fluvial, onde, em tempos de calor, poderá calmamente usufruir deste espaço para se refrescar e dar por encerrada a sua marcha.

PR4 GOI — Trilho de Serra do Açor

Características

Extensão

17 Km

Duração

6h00

Tipo de percurso

Circular

Desnível acumulado

1096 m

Altitude

795 m / 337 m

Época aconselhada

Todo o ano.

jovem

A App que conta as histórias únicas do território, que guia pela natureza e recomenda os agentes turísticos locais

Faça download da App:

Explore os nossos Percursos

Aplicação
Geonatour