Turismo de Natureza
O percurso tem início na Aldeia do Xisto de Aigra Velha. Depois de visitar a aldeia siga as indicações que o levam pelo estradão do Parque Florestal da Oitava. Faça silêncio, pode estar a ser observado por um veado, por isso não perca a oportunidade de o ver também. Depois de passar alguns apiários chegará ao Parque Florestal da Oitava, onde encontrará um parque de merendas. Aproveite para petiscar e recuperar energias. Pode ainda refrescar-se na pequena represa situada um pouco acima do parque.
Tem início junto à lota de pesca, na Praia de Mira, ou na Praia do Poço da Cruz ou no Cais do Areão, ambos na Barra de Mira. Independentemente do sentido, esta rota pode desdobrar-se em dois percursos mais curtos: o da Praia de Mira ao Poço da Cruz e o do cais do Areão ao Poço da Cruz. Esta descrição considera o percurso na totalidade e a Praia de Mira como ponto de partida, a percorrer no sentido horário – de acordo com o mapa. Comece por visitar Memórias de Palheiros de Mira (maqueta da Praia de Mira nos anos 40-50 do século XX), no 1º andar da lota. No areal e no mar pode decorrer a pesca tradicional de arrasto (arte-xávega). Prossiga para norte e passe pelos armazéns da pesca até entrar por um passadiço de madeira sobre as dunas. Desça ao bairros dos pescadores e continue para norte até entrar num caminho de areia, rodeado por campos dunares, por valas e pelo oceano Atlântico, até alcancçar a praia do Poço da Cruz. Tendo apreciado as dunas e a sua flor diversificada, aproveite para retemperar forças no areal da Praia do Poço da Cruz. Aqui, pode regressar à pPraia de Mira ou seguir para o cais do Areão. Se pretender regressar, ignore a descrição do parágrafo seguinte e continue pela pista ciclo-pedonal, atravessando a estrada principal e seguindo em frente.
Para seguir para o Cais do Areão, deve cortar para norte ao longo do Canal de Mira, passar por dunas e pinhais costeiros de proteção, até atravessar o canal numa pequena ponte. Caminhar pela outra margem do curso de água e zonas agrícolas, até chegar ao sapal do Areão e seu cais. Prossiga para nascente pela estrada e atravesse uma estrada principal. Corte à direita pela pista ciclo-pedonal e prossiga por entre campos agrícolas e florestas até chegar a uma estrada e cortando à esquerda.
Deixe a estrada de alcatrão e corte à direita por uma estrada florestal de rara beleza, com interessantes exemplares arbóreos. Siga as marcações até voltar à pista e regress à praia de Mira. Aí o casario abeira-se do mar e da barrinha, sendo ainda terra de pescadores, vocacionada para o turismo.
PR5 MIR — Rota das Dunas
Características
Extensão
17,5km
Duração
4h30
Tipo de percurso
Circular
Desnível acumulado
16m
Altitude
1m / 18m
Época aconselhada
Todo o ano. Podem existir zonas encharcadas na época das chuvas.
PR5 MIR — Rota das Dunas
Dificuldade
Avaliado de 1 a 5 (1: fácil; 5: difícil)
Tipo de Piso
2
Esforço Físico
3
Adversidade
2
Orientação
2