Atlântico, Mondego-Aguieira e Interior
Todas as sensações da náutica
Com o objetivo estratégico de, até 2035, afirmar a Região de Coimbra como região náutica, desenvolvendo os desportos náuticos e o turismo náutico e de natureza, promovendo o crescimento económico e a atração e fixação de população no território, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC) iniciou em 2023 através de um processo de consultoria especializada o caminho para a futura certificação da Estação Náutica Polinucleada da Região de Coimbra agregada em 3 polos.
O território da CIMRC integra 19 municípios da região Centro, estendendo-se para interior a partir do litoral Atlântico: Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua, Vila Nova de Poiares.
A Região integra uma diversidade de dinâmicas territoriais e uma multiplicidade de paisagens nos territórios que a incorporam, incluindo concelhos de localização costeira (a oeste) e concelhos interiorizados, de relevo mais acidentado e com áreas de caraterísticas tipicamente serranas e planálticas (nordeste), atributos com reflexo na distribuição da população, com sectores de altas densidades nos primeiros, que contrastam com as baixas densidades nos casos onde a interioridade se intensifica.
No que respeita à hidrografia, a Região de Coimbra é atravessada por um conjunto de cursos de água que integram, de forma quase que global, as bacias hidrográficas dos rios Mondego e Zêzere.
O rio Mondego desenvolve o seu percurso nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Penacova, Mortágua, Coimbra, Vila Nova de Poiares, Montemor-o-Velho, Condeixa-a-Nova, Soure e Figueira da Foz. Já o rio Zêzere bordeja os territórios mais a Sul, destacando-se na sua bacia hidrográfica a área do concelho da Pampilhosa da Serra.
Para além destes dois principais cursos de água, destaca-se ainda o rio Alva, afluente do rio Mondego, que apresenta um traçado sinuoso ao longo dos municípios de Arganil, Oliveira do Hospital, Tábua e Penacova.
Por outro lado, o rio Ceira faz a sua incisão e recorta os sectores de sopé da Serra do Açor, percorrendo os municípios de Pampilhosa da Serra, Góis, Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra.
Ainda, a registar o rio Dueça, afluente do rio Ceira.
Conheça os polos
Neste separador terá acesso a um leque de informação diverso sobre os três polos (Polo Costa Atlântica, Polo Aguieira / Mondego e Polo Pinhal Interior) bem como suportes a atividades e mais detalhes sobre cada uma.
Coimbra | Condeixa-a-Nova
Mealhada | Montemor-o-Velho | Mortágua
Penacova | Soure | Tábua
Cantanhede | Figueira da Foz | Mira
Arganil | Góis | Lousã | Miranda do Corvo
| Penela
Oliveira do Hospital | Pampilhosa da Serra
Vila Nova de Poiares
Visão e Missão
Com o projeto de certificação da ENRC pretende-se que seja um centro dinamizador de atividades económicas ligadas à náutica da região, constituindo-se como elemento de afirmação estratégica da região promotora e impulsionador do desenvolvimento de toda uma rede de atividades que integram três elementos base da região: o mar, os rios e as albufeiras, tomando como objetivo a afirmação, num horizonte de 10 anos, da Região de Coimbra como região náutica, desenvolvendo os desportos náuticos e o turismo náutico e de natureza, promovendo o crescimento económico e a atração e fixação de população no território. Neste contexto, o projeto assumirá, como missão: aproveitar, valorizar e dinamizar o potencial da variada oferta de desportos náuticos e de turismo de natureza dos três polos da Estação Náutica da Região de Coimbra.
Gestão de Risco e Segurança
A gestão do risco e segurança dos 3 polos da Estação Náutica Região de Coimbra estão devidamente acauteladas nos 19 Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil que visam o planeamento da resposta à emergência em situações de acidente grave ou catástrofe. Estes instrumentos de planeamento obtiveram o parecer favorável das Comissões Municipal de Proteção Civil e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Os referidos planos definem os riscos, as responsabilidades e os recursos possível de alocar na resposta a uma situação de acidente grave ou catástrofe.
Informações
Para mais informações sobre a Estação Náutica da Região de Coimbra utilize o email geral@cim-regiaodecoimbra.pt
Reclamações
A CIM RC dispõe de livro de reclamações eletrónico.


