Penacova – Beata D.Teresa

capa

D. Teresa de “Lorvão”

A Beata Teresa de Lorvão ficou conhecida como Teresa de Portugal, filha mais velha do rei D. Sancho I, neta de D. Afonso Henriques, casada com Afonso IX rei de leão, com quem teve três filhos. Foi a mulher mais poderosa do seu tempo em Portugal, ao ponto do papa lhe escrever pedindo-lhe proteção para alguns dignitários do clero. Devido a laços de consanguinidade o casamento de D. Teresa foi anulado, pelo que regressou a Portugal. O vetusto Mosteiro de Lorvão foi a sua escolha de coração. Aqui findou os seus dias, por entre penitências, jejuns e atos de assistência social.

D. Teresa de Portugal teve um papel fundamental na reconversão do Mosteiro Lorvão, beneditino, fazendo nele entrar monjas da Ordem de Cister, tornando-o num dos mais importantes da época e provendo-o de tudo quanto era necessário para a sua subsistência e esplendor nos atos de culto.

D. Teresa faleceu a 18 de junho de 1250, com mais de 70 anos no Mosteiro de Lorvão. Acabaria beatificada pelo Papa Clemente XI, em 1705, através da bula Sollicitudo Pastoralis Offici, juntamente com a sua irmã sancha, cujo corpo também se encontro depositado no Mosteiro de Lorvão

Património Paisagístico

O concelho de Penacova está hoje muito diferente do que seria no tempo de D. Teresa. Porém, continua a manter algumas características paisagísticas que nos ajudam a perceber a instalação de um mosteiro destinado ao recolhimento da prole das mais ilustres famílias.

O concelho, atravessado por montanhas de média altitude e pelos vales dos rios Mondego e Alva, tem uma grande biodiversidade. É uma terra de montes e vales, de águas límpidas, de moinhos e azenhas e também de ar puro, em tudo convidativa a atividades ligadas ao turismo e ao desporto de natureza. É também local de miradouros, a partir de onde podemos apreciar as paisagens, com destaque para a Pérgola Raúl Lino, o Mirante Emydio da Silva e o Penedo do Castro.

Pontos de Interesse

Visite-nos e descubra tudo o que temos para lhe mostrar.